11 partidos pedem que TSE questione Bolsonaro sobre live

Em transmissão realizada na última quinta (29), o presidente voltou a afirmar que que o sistema eleitoral de urnas digitais já foi fraudado, sem apresentar provas

sab, 31/07/2021 - 18:24
Alan Santos/PR Jair Bolsonaro, em junho de 2021 Alan Santos/PR

Neste sábado (31), onze partidos protocolaram um pedido para que o corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Felipe Salomão, interpele o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em uma live na última quinta (29), o mandatário voltou a defender o voto impresso e auditável, afirmando que o sistema de urnas digitais já foi fraudado em pleitos anteriores, sem apresentar provas de suas alegações.

O pedido é assinado pelo PT, Solidariedade, MDB, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB. As legendas querem que o presidente preste esclarecimentos sobre as acusações e comprove, através de documentos, o que disse, sob penas de lei.

A petição também frisa que Bolsonaro atacou outras instituições além do TSE, "lançando acusações a autoridades públicas, antecipando debate eleitoral e utilizando-se de estrutura pública para palanque político", diz o texto.

Durante a transmissão do presidente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rebateu suas afirmações. Uma delas, se referia a uma suposta fraude eleitoral na cidade de Caxias, no Maranhão, em 2008, que foi investigada e teve sua possibilidade descartada pela Polícia Federal.

“Para investigar o boato criado em 2008, a @policiafederal periciou as 10 urnas eletrônicas supostamente violadas e descartou violação física e adulteração dos programas instalados no aparelho, assim como a presença de arquivos contaminados por vírus”, publicou a conta oficial do TSE no Twitter.

COMENTÁRIOS dos leitores