Fabiano Leitão, o TromPETISTA, é detido em desfile militar

Músico foi impedido de se manifestar com seu instrumento durante a passagem do comboio militar na Praça dos Três Poderes, em Brasília

ter, 10/08/2021 - 10:35
Reprodução/Twitter Militante já foi liberado, segundo agentes da 5ª DP Reprodução/Twitter

 O músico Fabiano Leitão, conhecido nas redes sociais como TromPETISTA, foi detido na manhã desta terça-feira (10), durante o desfile militar na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O artista, famoso por se apresentar com seu instrumento em atos de esquerda, foi impedido de se manifestar durante a passagem do comboio.

Ao LeiaJá, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Distrito Federal informou que Leitão foi conduzido para a 5ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro da Asa Norte. De acordo com agentes da delegacia, ele já foi liberado.

“Fabiano Leitão, nosso querido Trom_Petista Vermelho, foi levado pela polícia para alguma delegacia em Brasília. Estou em busca de mais informações e atualizo assim que tiver + detalhes. Desde já, meu repúdio à repressão política e minha solidariedade ao Fabiano”, publicou o deputado Alencar Braga (PT-SP), em suas redes sociais.

De acordo com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), a abordagem ao músico se deu com base na Lei de Segurança Nacional. "A utilização da Lei de Segurança Nacional para prender o tromPTISTA Fabiano Leitão @TromPTista é a prova cabal do governo autoritário de Bolsonaro. 5a Ditadura nunca mais”.

Por meio de nota, a Polícia Civil alegou que Leitão foi detido por "desobediência", ao se colocar na frente de um dos tanques para impedir a passagem do veículo. Segundo as informações oficiais, o militante teria resistido à contenção. "Ele foi conduzido para a 5ª DP para providências cabíveis. Foi tombado termo circunstanciado pelo delito de desobediência. O autor comprometeu-se a comparecer ao Jecrin quando for intimado", conclui o comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores