Pediatras repudiam foto de Bolsonaro com criança com fuzil

Sociedade nacional da categoria publicou uma nota com o pedido de que as autoridades públicas respeitem as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

sex, 01/10/2021 - 19:32

Nesta sexta (1), a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou uma nota repudiando a fotografia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece ao lado de uma criança segurando uma réplica de fuzil. O registro foi feito na última quinta, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, durante evento incluso na agenda das comemorações dos mil dias de gestão do atual governo federal.

“A SBP lamenta que cenas como as exibidas às vésperas do Mês da Criança sejam cada vez mais frequentes. Não se trata de uma discussão ideológica ou sobre a liberdade da posse, ou não, de arma pelos adultos. O que está em jogo é a vida e a integridade física e emocional de milhares de crianças e adolescentes. Por isso, os pediatras conclamam as autoridades para uma profunda reflexão sobre os efeitos destas ações de mídia e de marketing, que devem se basear na legislação e na ética, e nunca serem maiores que o compromisso com a dignidade da população brasileira”, diz trecho da nota, intitulada “Arma não é Brinquedo”.

Criança estava vestida com traje militar. (Isac Nóbrega/PR)

A entidade também cobra que as “autoridades públicas” respeitem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que versa, dentre outros aspectos, sobre o respeito à imagem de pessoas dessa faixa etária. A SBP reforça que estudos científicos revelam os efeitos negativos das armas de brinquedo na construção do caráter das crianças, que são incapazes de diferenciar o brinquedo de um armamento.

A organização informou ainda que, em 20 anos, mais de 145 mil  pessoas entre zero e 19 anos morreram em decorrência de disparos acidentais ou intencionais. Apesar disso, o presidente Bolsonaro elogiou, durante seu discurso os pais da criança portadora da arma de brinquedo.

“Eu tô com quase 70 anos. Quando era pequeno eu brincava com isso, com arma, com flecha, com estilingue. Assim foi criada a minha geração e crescemos homens sadios e fortes e respeitadores. Meu cumprimento aos pais desse garoto por estarem prestando exemplo aqui de civilidade, de patriotismo e de respeito. Obrigado Polícia Militar de Minas Gerais”, declarou o presidente.

COMENTÁRIOS dos leitores