Lula e Dilma terão reunião sobre eleições, diz jornalista

Iniciativa teria sido do patrono petista, que não se reúne pessoalmente com a ex-presidente desde novembro

por Vitória Silva seg, 03/01/2022 - 10:25
José Cruz/Agência Brasil Lula e Dilma Rousseff José Cruz/Agência Brasil

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff se reunirão neste mês de janeiro para falar sobre as eleições de 2022. A reunião deve acontecer em São Bernardo do Campo, onde mora o patrono petista. Lula é apontado como responsável por arranjar o encontro. A informação é de Malu Gaspar, do jornal O Globo, divulgada nesta segunda-feira (3).

Dilma não havia sido convidada para o último evento político de Lula no Brasil, em novembro. De acordo com a reportagem, alguns associados acreditam que a ex-ministra não será uma boa agregação à campanha do sindicalista. Na semana passada, uma declaração do ex-prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, um dos vice-presidentes do PT, causou ainda mais alvoroço na legenda. O Executivo disse em entrevista que Dilma não possui “relevância eleitoral”.

A fala provocou reações de lideranças partidárias, incluindo a presidente nacional da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). “A opinião individual de Washington Quaquá não corresponde ao papel da presidenta Dilma na história, no presente e no futuro do PT. Ela enfrentou com dignidade e coragem o golpe do impeachment que levou o país a esta triste situação. Merece o respeito e a solidariedade de cada dirigente e militante do partido”, afirmou.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT emitiu uma nota dizendo que o argumento é usado para “obstaculizar a participação de mulheres na política”.

No PT, há apostas de que Dilma pode se candidatar a deputada federal. Em 2018, ela disputou uma vaga no Senado por Minas Gerais e teve 15% dos votos, mas ficou em quarto lugar e não foi eleita. Há também quem afirme que ela não pretende mais atuar em cargos políticos, pois acredita que já deu sua contribuição e deve cuidar da família.

Dilma mora em Porto Alegre, mas está no Rio de Janeiro passando férias com a família. Na data da reunião, que só vai ocorrer depois do dia 10, a ex-presidente fará uma escala em São Paulo para conversar com Lula antes de voltar para casa.

COMENTÁRIOS dos leitores