‘São fáceis porque são pobres’, diz áudio sobre ucranianas
Áudios supostamente enviados pelo deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, o Mamãe Falei, tem falas sexistas sobre ucranianas
O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo, Arthur do Val (Podemos-SP), mais conhecido como Mamãe Falei, que estava na Ucrânia até a noite desta sexta-feira (4), supostamente enviou áudios no grupo do Movimento Brasil Livre (MBL), com comentários sexistas afirmando que as mulheres da Ucrânia “são fáceis porque são pobres”.
Nos áudios atribuídos ao deputado, há declarações de que as mulheres ucranianas são fáceis de pegar por serem pobres. “Elas olham e vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres, e aqui a minha carta do Instagram cheia de inscritos funciona demais. É inacreditável a facilidade. Essas minas em São Paulo, você dá bom dia e elas vão cuspir na tua cara, e aqui elas são super simpáticas, super gente boa”, diz parte do áudio. Ainda supostamente de acordo com o pré-candidato ao governo, nos áudios, a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas que “a melhor balada do Brasil na melhor época”.
“Mano, eu tô mal. Tô mal, tô mal. Eu passei agora, são quatro barreiras alfandegárias. São duas casinhas em cada País. Mano, eu juro para vocês, eu contei: foram 12 policiais deusas. Deusas. Mas deusa assim, que você casa e você faz tudo o que ela quiser”, afirma o áudio. E completa “assim que essa guerra passar eu volto pra cá”.
Arthur do Val viajou à Europa com um dos dirigentes do MBL, Renan Santos, para acompanhar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Os dois decidiram fazer a viagem em contraposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), para reforçar as discussões sobre a guerra no debate eleitoral brasileiro, tendo em vista que criticam a neutralidade do presidente da República sobre a guerra.
MBL
Segundo a Folha, integrantes do MBL negam ter recebido as mensagens no grupo do WhatsApp. Até a publicação desta matéria, o pré-candidato ao governo de São Paulo estava entrando num voo há quatro horas para Florianópolis.
“Tour the blond” é uma técnica utilizada por Renan para ficar com mulheres loiras de outros países, de acordo com o áudio. “Ele viaja os países e vai só pra pegar loira. Só que ele tem técnicas e já está avançado. Pra começar, ele fala sueco, então o cara é viciado nisso. Ele me deu umas dicas, por exemplo: você nunca pode ir para cidades litorâneas, cidades que têm as melhores baladas, tem que ir para as cidades normais, porque pega as minas assim. Não pega elas na balada, na praia, você pega ela no mercado, na padaria”, explicou.