PL quer tornar Exú patrimônio do Rio de Janeiro

Se aprovado em duas votações pela Câmara Municipal do Rio, o projeto de lei do vereador Átila A. Nunes, segue para a sanção do prefeito Eduardo Paes. A proposta tem como objetivo o combate ao preconceito religioso

qui, 28/04/2022 - 19:56
RioTur Ator Demerson Dalvaro representando Exú no desfile da Grande Rio RioTur

Exú, o orixá homenageado pela Acadêmicos do Grande Rio na Marquês de Sapucaí nos desfiles das escolas de samba, pode se tornar patrimônio do Rio de Janeiro através de um projeto de lei do vereador Átila A. Nunes (PSD). A proposta para transformar a entidade em patrimônio da cidade é na tentativa do combate ao preconceito religioso. 

O projeto de lei foi protocolado na última quarta-feira (27), um dia depois da Grande Rio conquistar o título no Carnaval do Rio. Na avenida, a escola contou a história de Exú, orixá do movimento e da comunicação, que foi representado pelo ator Demerson Dalvaro. Se aprovado em duas votações pela Câmara Municipal do Rio, a matéria segue para a sanção do prefeito Eduardo Paes. 

“Infelizmente, muitos distorcem o que seria o significado de Exu por conta de desconhecimento. O preconceito é filho da ignorância, no sentido de ignorar, desconhecer. A Grande Rio deu essa contribuição única quando trouxe o tema do Exu, num desfile certamente histórico, quase que incentivando e estimulando a fazer esse movimento de romper com esse preconceito e, de alguma forma, levar para a sociedade, mesmo que pelo simbolismo da arte, do Carnaval ou de um projeto de lei”, afirmou o parlamentar. 

Átila ressaltou a coragem da escola de samba ao falar de Exú no destile, "que tanto são olhados de uma forma completamente errada". "Eles nada mais são do que protetores. Temos que respeitar aqueles que têm nos Exus, que tanto são olhados de uma forma completamente errada. Eles nada mais são do que protetores. Temos que respeitar aqueles que têm nos Exus os seus protetores, e tenho certeza de que a Grande Rio deu uma lição e, por coincidência ou não, ganhou e foi brindada com essa vitória, que carrega uma mensagem de rompimento de preconceito religioso. Parabéns a todos que fizeram esse Carnaval tão lindo, o Carnaval da resistência”. 

COMENTÁRIOS dos leitores