Vereador chama outro parlamentar de 'negro de alma branca'
Discurso racista foi proferido na Câmara de Araguaína, no Tocantins
Ao ser eleito presidente da Câmara de Vereadores de Araguaína, Tocantins, Marcos Duarte (Solidariedade) proferiu um discurso racista na tentativa de agradecer o vereador Soldado Alcivan (PP). "Soldado Alcivan, um dos principais articuladores desta chapa aí. Esse negão aí é um negro de alma branca, um negro bom", disse.
Alcivan foi um dos principais articuladores para que Marcos fosse eleito, por unanimidade, nas eleições da mesa diretora da Casa. Inclusive, foi escolhido como primeiro-secretário da Câmara de Vereadores da cidade.
A chapa foi eleita na última segunda-feira (20), para o biênio 2023/2024.
Na terça-feira (21), após a repercussão do episódio, o parlamentar Alcivan usou a tribuna da Casa para falar que foi procurado por alguns veículos de comunicação que pediram um posicionamento sobre o ocorrido. Ele lamentou o episódio.
"Ontem foi dia festivo e com muito orgulho fui eleito novamente como primeiro secretário da mesa diretora, mas infelizmente o episódio lamentável roubou a cena. Falo das palavras com as quais o nobre amigo vereador Marcos Duarte se dirigiu à minha pessoa, que mesmo em tom amistoso, se caracterizou como uma prática preconceituosa e a naturalização dessas ações, hábitos, situações, falas e pensamentos infelizmente fazem parte do nosso cotidiano que promovem direta ou indiretamente o preconceito racial", afirmou.
O vereador ainda analisou que esse discurso é um reflexo do racismo estrutural. "Portanto, senhores, o racismo não se caracteriza somente com o ato, mas também através de pensamentos, das palavras, e pode se esconder até mesmo por trás de aparentes boas condutas. Nunca tive e nunca terei vergonha disso e tenho plena consciência que não sou diferente de nenhum que aqui por causa da cor da minha pele", pontou.