Vereador quer cinema adaptado para pessoas autistas

O vereador Tadeu Calheiros protocolou um projeto de lei que prevê a realização de sessões de cinema adaptadas às pessoas autistas

ter, 05/07/2022 - 19:42
Guga Matos/Câmara do Recife O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) Guga Matos/Câmara do Recife

Com o intuito de garantir mais inclusão e lazer para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o médico e vereador do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos), protocolou na Câmara do Recife um projeto de lei que prevê a realização de sessões de cinema adaptadas a esse público. A proposição está em tramitação na Casa de José Mariano e sugere que as exibições ocorram numa periodicidade mensal, sem apresentação de publicidade, com iluminação e volume de som ajustados, além de assentos com numeração livre.

“Sabemos a importância da inclusão deste grupo nas mais diversas atividades do cotidiano. Essa medida vai ajudar na socialização dessas crianças e adolescentes – que é um dos pontos mais importantes no tratamento multidisciplinar que é desenvolvido junto a esse público. Além disso, garantir acesso às artes é fundamental para o desenvolvimento pedagógico e lúdico de todos eles”, destaca o parlamentar.

Para acompanhar essas sessões, crianças e adolescentes deverão estar acompanhados por responsáveis. O projeto será avaliado nas comissões específicas da Câmara do Recife (Legislação e Justiça; Direitos Humanos e Saúde, respectivamente) e, depois, seguirá para votação aberta no plenário da casa. Se aprovada, a proposição também prevê aplicação de multas em casos de descumprimento por parte dos complexos de exibição da capital pernambucana.

COMENTÁRIOS dos leitores