Em sabatina, Raquel promete 'melhorar ambiente de negócio'
A candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) propôs ainda a abertura de 60 mil vagas de creche no estado
A candidata ao Governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) abriu a rodada de sabatinas do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac com os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (23). A ex-prefeita de Caruaru elencou suas propostas para alavancar a economia no próximo quadriênio e propôs a abertura de 60 mil vagas de creche no estado.
Já no início da sua gestão, caso seja eleita, Raquel prometeu uma força tarefa entre os setores produtivos e o Poder Judiciário para desburocratizar a abertura de novas empresas. Dois programas com intuito de melhorar o ambiente de negócios no estado foram destacados em seu plano.
"Vamos criar o ‘Facilita Pernambuco’ para reduzir o tempo de abertura de novos negócios. Em Caruaru, a gente saiu de uma média de 9 meses para 15 dias uteis", apontou a concorrente.
Parte dessa iniciativa se dá pela estruturação do Corpo de Bombeiros para agilizar o processo de licenciamento das estruturas e pela digitalização do licenciamento ambiental da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH).
Outra medida econômica apontada foi o programa ‘Bora Empreender’, que vai oferecer “acesso a crédito desburocratizado, especialmente para o micro e pequeno empreendedor", garantiu. A iniciativa também visa facilitar a formalização do comércio informal por meio de um “grande processo de acesso à qualificação profissional” e, dessa forma, equilibrar a arrecadação com o empresário registrado.
Na questão das altas taxas tributárias cobradas em Pernambuco, a representante do PSDB garantiu que sua gestão vai reduzir a cobrança de impostos do ICMS e IPVA, além de voltar a incentivar o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Natural do Agreste de Pernambuco, Raquel Lyra não escondeu que sonha com a requalificação da BR-232 até Arcoverde e também citou a importância da conclusão do Arco Metropolitano ligando a Zona da Mata Norte ao Porto de Suape. Outra região a receber obras de infraestrutura seria o Araripe, com a fortalecimento do polo gesseiro através da viabilização da Transnordestina. Para ela, as intervenções podem ser alcançadas por meio de parcerias público-privada (PPP).
Ao lado da vice Priscila Krause (Cidadania), a candidata pretende ampliar o Sistema S e aproximá-lo dos alunos de Ensino Médio para que a Educação seja focada no mercado de trabalho. "Quando a gente tem qualificação profissional aliada à vocação econômica de cada uma de nossas regiões, a gente consegue garantir as pessoas empreendendo ou podendo garantir o seu emprego de carteira assinada", considerou.
Ao fim da sua participação, Raquel propôs estruturar a educação primária com a criação de 60 mil vagas de creche. Questionada sobre a inclusão tecnológica no ensino público, ela reforçou o interesse que desenvolver um ambiente digital nas escolas, contudo, a estrutura dos edifícios precisa passar por reformas profundas para que as ferramentas tecnológicas possam ser ofertadas aos estudantes.