Danilo Cabral promete Ganhe o Mundo para professores

O candidato a governador prometeu que, se eleito, os docentes da rede estadual de ensino poderão usufruir do programa Ganhe o Mundo a partir de 2023

sex, 26/08/2022 - 08:54
 Marcus Mendes O candidato Danilo Cabral segurando o microfone com a mão esquerda e fazendo gesto com a direita Marcus Mendes

O candidato a governador Danilo Cabral (PSB) participou, nessa quinta-feira (25), de uma plenária sobre educação. Falando para a plateia do Teatro Boa Vista, formada por professores, educadores, trabalhadores em educação, representantes de sindicatos, militantes da educação e estudantes, o socialista prometeu que, se eleito, os docentes da rede estadual de ensino poderão usufruir do programa Ganhe o Mundo a partir de 2023 - a iniciativa proporciona intercâmbio cultural de alunos das escolas estaduais em outros países. Também participaram do encontro a candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT), da candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), e postulantes a deputados federal e estadual.

 “O nosso governo vai dar a oportunidade para que os possam fazer um intercâmbio fora do país e se capacitarem ainda mais. É uma ação inovadora que, a partir de 2023, passa a valer para todos os docentes em nossa rede estadual de ensino”, assegurou Danilo Cabral. “Com essa novidade, a gente quer garantir o direito aos professores de poder vivenciar a mesma experiência que muitos alunos da nossa rede estadual de ensino estão vivendo, dando a oportunidade de que os profissionais se capacitem ainda mais para ir para as salas de aula”, completou.

Como forma de ampliar a participação de educadores e trabalhadores em educação nos espaços de liderança nas unidades escolares, Danilo Cabral prometeu também que vai promover uma “radicalidade democrática” na educação, com a implantação de um programa de formação de gestores.

 “A gente vai ampliar os espaços de discussão, de diálogo, fortalecer os conselhos escolares e o processo de eleição dos gestores, vinculando metas educacionais. Para isso, vamos oferecer um programa de formação de gestão para garantir mais qualidade nas escolhas dos futuros gestores e que, nas escolas, eles tenham eficiência nas salas de aula”, explicou o candidato a governador.

Pontuando os avanços na educação de Pernambuco, Danilo Cabral destacou o compromisso da Frente Popular com a pauta educacional. Para tanto, frisou que o Governo do Estado aumentou em 35% o piso salarial dos professores com desdobramento em todas as faixas, atualizou o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), implantado ainda na gestão Eduardo Campos, pagou os precatórios do Fundeb, bem como outras realizações.

À plateia, Danilo Cabral reforçou ainda o compromisso em universalizar o ensino profissionalizante em Pernambuco, estendendo para todas as cidades a implantação de escolas técnicas, bem como criar o programa Embarque Digital no estado, oferecendo bolsas em cursos superiores em programação.

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores