OAB Uberlândia exonera advogada após declaração xenofóbica

Declarações de Flávia Aparecida sugerem motivações políticas

por Ayanne Lima sex, 07/10/2022 - 18:31
Reprodução A advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Uberlândia, Minas Gerais, exonerou a advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes do seu cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, após declarações xenofóbicas contra nordestinos da profissional. A nota oficial foi divulgada nesta sexta-feira (7), nas redes sociais da instituição. 

 Além disso, o órgão também determinou a abertura de processos éticos-disciplinares pelo Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e pelo Tribunal de Ética Regional em atenção aos pedidos de representação disciplinar protocoladas por advogados e autoridades de Uberlândia e região. Com a viralização do vídeo, a advogada já havia pedido exoneração de sua função. 

Na publicação, o Diretor Presidente da OAB de Uberlândia, José Eduardo Batista, reforça o posicionamento do órgão: “Reiteramos que nós não compactuamos com os lamentáveis fatos veiculados nas redes sociais, nem com as expressões utilizadas pela advogada, e que a OAB de Uberlândia se sente profundamente constrangida e envergonhada e se solidariza com o querido povo nordestino que muito contribui com o progresso nacional e em especial com a nossa região”, afirma. 

A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais ainda propôs nesta quinta (06) uma ação pública contra Flávia, e pediu que pagasse uma reparação por danos morais no valor de R$ 100 mil. 

Saiba mais 

No vídeo, Flávia aparece segurando uma taça junto a duas mulheres. Ela dedica o brinde a todos os brasileiros que, segundo ela, tem que ser mais inteligentes. “Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço a partir de hoje", alega. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores