Toffoli pede perdão a Lula por veto a velório do irmão

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o pedido de perdão aconteceu durante a cerimônia de diplomação de Lula, que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira (12)

sab, 17/12/2022 - 11:41
Rosinei Coutinho/SCO/STF Ministro Dias Toffoli Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu perdão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter vetado a ida do petista ao velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá, enquanto o petista estava preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR). As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Vavá morreu em janeiro de 2019, vítima de câncer. A defesa do petista pediu autorização à Justiça para que ele pudesse se reunir com familiares para a despedida do irmão, que aconteceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Porém, juízes de instâncias inferiores negaram e a Polícia Federal também se manifestou contra, fazendo com que a decisão ficasse a cargo do Supremo.

Relator da decisão, Toffoli permitiu apenas que Lula pudesse se encontrar com familiares em uma unidade militar em São Paulo, com a possibilidade de o corpo de Vavá ser levado até ele, alternativa que foi rejeitada por Lula. Para os mais próximos, o presidente eleito já relatou guardar profunda mágoa por ter sido impedido de se despedir de seu irmão.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o pedido de perdão aconteceu durante a  cerimônia de diplomação de Lula, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira (12). O ministro do Supremo teria se aproximado do petista e pedido desculpas a ele.

“O senhor tinha direito de ir ao velório. Me sinto mal com aquela decisão, e queria dormir nesta noite com o seu perdão”, teria dito Dias Toffoli. Lula, então, teria batido na mão de Toffoli e dito que ele ficasse tranquilo, pois depois os dois poderiam conversar de forma mais reservada.

COMENTÁRIOS dos leitores