'Múcio vai continuar ministro, confio nele', diz Lula

Especulações sobre saída do recém-nomeado na Defesa começaram após atos terroristas no DF

por Vitória Silva qui, 12/01/2023 - 13:47
Marcos Corrêa/PR O ministro José Mucio Monteiro durante solenidade oficial, em 2020 Marcos Corrêa/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (12), que o ministro da Defesa, José Múcio, seguirá no cargo. A informação em tom de esclarecimento acontece porque aliados do mandatário têm pressionado o Governo pela saída do titular da pasta. O motivo seria a inércia diante dos atos terroristas em Brasília, no último domingo (8), e que foram considerados uma ameaça anunciada. 

“Quem coloca ministro e tira ministro é o presidente da República. O José Múcio fui eu que trouxe para cá. Ele vai continuar sendo o meu ministro, porque eu confio nele. Tenho o mais profundo respeito por ele, ele vai continuar. Se eu tiver que tirar ministro cada hora que ele comete um erro vai ser a maior rotatividade de mão de obra da história do Brasil”, afirmou Lula em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. 

Por medo de uma represália maior, Múcio foi contra desmobilizar os QG’s bolsonaristas, pois, segundo ele, as movimentações de saída seriam espontâneas e qualquer ação de repressão poderia atenuar o tom dos ataques. O posicionamento não foi bem recebido por petistas, tanto entre eleitores, como na política. 

“É um companheiro da minha relação histórica”, acrescentou Lula. Múcio foi ministro das Relações Institucionais no 1º governo do petista. O assunto não foi mais mencionado durante a breve coletiva. Lá, também estavam presentes a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT). 

COMENTÁRIOS dos leitores