Lula diz que Bolsonaro tem culpa por atos terroristas
O petista, no entanto, não mencionou o nome do ex-presidente diretamente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “tem culpa” nos atos terroristas que aconteceram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. A fala foi feita pelo presidente em encontro com ao menos 10 centrais sindicais no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (18), ao comentar sobre os atos.
“Vocês perceberam que depois da nossa posse maravilhosa, a posse mais emocionante que esse País já conheceu, depois de uma negra, catadora de papel colocar a faixa no meu pescoço, eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe. Porque o que houve foi uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe por gente preparada”, apontou.
>> Cientista avalia que Bolsonaro tem relação com atos
O petista, por sua vez, não mencionou o nome de Bolsonaro, mas comentou uma eventual responsabilidade do ex-presidente nos atos. “Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa, porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para ‘garantir a democracia’”, disse.
Lula complementou, ainda, que a democracia não “garante com arma”, e sim com cultura, alimentação e acesso à informação. “O povo não gosta de viver de favor. O povo gosta de viver às custas do seu trabalho, do seu esforço, do seu sacrifício. É isso que o Estado brasileiro tem que ter preocupação de fazer”.