Lula demite general Júlio Cesar, comandante do Exército
Novo comandante será o general Tomás Ribeiro Paiva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, neste sábado (21), o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. A decisão se deu um dia após a reunião do mandatário com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com os comandantes das tropas armadas. O novo comandante será o general Tomás Ribeiro Paiva que, na última quarta-feira (18), discursou a favor da harmonia entre o Exército e os Poderes, e enfatizou que o resultado das eleições deve ser respeitado.
Arruda assumiu interinamente o comando do Exército em 30 de dezembro do ano passado, ainda no governo Jair Bolsonaro (PL). Sua posição fez parte de um acordo com a equipe de transição de Lula para que a troca do comando ocorresse antes da posse do novo governo. No entanto, a exoneração se dá após os ataques terroristas aos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro.
Lula e aliados viram conivência e inércia nas ações do Exército ao proteger - no caso, não proteger - o Estado Democrático de Direito. A demissão tem potencial para agravar as tensões entre Lula e o comando das Forças Armadas.