Bolsonaro retorna ao Brasil com motociatas pelo Nordeste
Quando ainda era presidente, cada um dos passeios de moto com seus apoiadores custava, em média, R$ 100 mil aos cofres públicos
Para a chegada dos Estados Unidos do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), o Partido Liberal prepara uma intensa agenda de motociatas, em caravana com foco nos estados do Nordeste. O objetivo da sigla é com que Bolsonaro seja um forte cabo eleitoral nas eleições municipais do próximo ano e credenciá-lo para a eventual batalha presidencial de 2026.
A cidade de Maceió deve ser a primeira cidade a receber a motociata, por ser a única capital nordestina em que Bolsonaro venceu o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições em outubro de 2022. O ex-mandatário recebeu 273.549 votos, o equivalente a 57,18% do total do município, enquanto Lula foi a escolha de 42,82% dos eleitores e recebeu 204.887 votos.
De acordo com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, o partido quer ver Bolsonaro conduzindo um projeto de eleição de nomes da direita. “Em 2020, como era presidente, ele não pôde se envolver tanto nas eleições municipais, inclusive por causa da pandemia. Mas agora o cenário é outro, e o PL já ofereceu recursos para custear esse trabalho com a verba do fundo eleitoral”, pontuou o parlamentar.
No foco das visitas de Bolsonaro estariam, cidades de até 200 mil habitantes, onde não há segundo turno e bastariam uma média de 25% dos votos para eleger prefeitos pela sigla.
Quando ainda era presidente, cada um dos passeios de moto com seus apoiadores custava, em média, R$ 100 mil aos cofres públicos. Em alguns desses eventos, Bolsonaro não usava capacete.
Em 2021, o ex-presidente foi multado nos estados do Maranhão e de São Paulo por promover aglomerações, descumprindo regras sanitárias das Secretarias de Saúde durante a pandemia.
Bolsonaro ainda não tem data marcada para retornar ao Brasil, mas deve voltar durante o mês de abril.