Recife: Vereador denuncia problemas no Parque da Jaqueira
O parlamentar alertou para falta de equipe de saúde no local, bem como a ausência de equipamentos e materiais para o Programa Academia da Cidade
O Parque da Jaqueira é o segundo maior do Recife, onde milhares de pessoas transitam diariamente. Bastante frequentado para a prática de atividades físicas, o local conta com um posto de atendimento, mas que não tem nenhum profissional de saúde à disposição da população. A denúncia é do vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos).
O parlamentar já fiscalizou o local em três oportunidades e, em todas, foi evidenciada a falta de equipe no posto, que conta apenas com a estrutura. Calheiros detalha que esse espaço poderia ser muito melhor aproveitado também com outras atividades, como prestação de serviços nutricionais, dicas de saúde e até posto de vacinação, o que ajudaria no batimento de metas que são preconizadas pela Programa Nacional de Imunização, a qual o Recife vem ficando aquém do previsto.
“A falta de profissionais em um local com grande circulação e onde essa movimentação é, prioritariamente, para a prática de exercícios físicos configura um grave risco. Hoje, caso haja algum acidente, não há serviço de primeiros socorros. Além disso, o parque não dispõe de um Desfibrilador Externo Automático (DEA), que poderiam salvar vidas – como aconteceu com o jogador Christian Eriksen, da Dinamarca, após sofrer uma parada cardíaca em campo. Precisamos de medidas concretas para não expor a população”, ressalta Calheiros.
Sobre o tema, Tadeu Calheiros já protocolou uma série de requerimentos para melhorias no parque, que incluem a nomeação de profissionais de saúde (educadores físicos, enfermeiros, médicos e técnicos), fornecimento de fardamento de qualidade para os trabalhadores, melhoria na identificação e nos materiais disponibilizados para o polo do programa Academia da Cidade. O parlamentar também vai apresentar na Câmara do Recife um Projeto de Lei Ordinária solicitando a disponibilização de DEAs nos parques de grande circulação da cidade.
Da assessoria