Deputado é acusado de racismo após 'elogiar' Romeu Zema

O deputado estadual Arlen Santiago parabenizou o governador de Minas pela "coragem" de escolher um "afrodescendente" para a Secretaria de Educação

sex, 23/06/2023 - 12:32
Willian Dias/ALMG O deputado Arlen Santiago é da base de apoio do governo na Assembleia Willian Dias/ALMG

O deputado estadual Arlen Santiago (PP) foi acusado de racismo após parabenizar o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pela 'coragem' para nomear um 'afrodescendente' para a Secretaria de Educação. Em sua crítica à fala, a deputada Macaé Evaristo (PT) afirmou que a escolha foi pelo reconhecimento da competência do gestor da pasta.  

 Durante a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, nessa quarta (21), o deputado Arlen Santiago, da base do governo, elogiou Zema pela nomeação de Igor de Alvarenga. 

“A gente tem que cumprimentar o governador Zema. Ele pegou um afrodescendente efetivo e deu a ele um dos maiores cargos do estado. E você tá se saindo muito bem nisso. A coragem do governador Zema de colocar uma pessoa efetiva da área da Educação Básica. Parabéns. Coragem até para enfrentar a lacração", disse. 

Logo após o discurso em defesa do governador, a líder do projeto do Estatuto da Igualdade Racial e representante da oposição, a deputada Macaé Evaristo (PT), apontou que a fala foi racista por não reconhecer as qualificações do secretário. 

"O racismo nunca nos escapa. Quando uma pessoa negra ocupa um cargo de gestão, a todo momento as pessoas precisam relembrar isso ou dizer que é preciso ter coragem. Não precisa ter coragem. Tem muito professor negro muito competente, assim como em todas as áreas. É reconhecimento a uma atribuição e a uma competência", rebateu. 

COMENTÁRIOS dos leitores