Fundador do MST ironiza pergunta de Ricardo Salles na CPI

Salles perguntou a Stédile se existe algum movimento na China análogo ao MST do Brasil

por Guilherme Gusmão ter, 15/08/2023 - 18:59
Lula Marques/ Agência Brasil Relator Ricardo Salles e o fundador do MST, João Pedro Stédile Lula Marques/ Agência Brasil

Durante sessão desta terça-feira (15) da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) do MST, o relator, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), perguntou ao fundador, e principal liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Pedro Stédile, se na China existe algum grupo parecido com o MST do Brasil.

A pergunta feita pelo ex-ministro do Meio Ambiente da gestão Bolsonaro (PL) relembra a viagem de Stédile com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a China em abril deste ano, após tensões provocadas pelas invasões feitas pelo MST dias antes da viagem. Na época, a presença de Stédile na comitiva presidencial foi vista como uma polêmica pela oposição.

Rebatendo a pergunta do bolsonarista, o líder do movimento disse que não existe grupos parecidos com o MST no país asiático, pois em 1949 foi feita uma reforma agrária na China.

“Vocês que querem tanto derrotar o MST, a fórmula é simples: façam reforma agrária que no outro dia desaparece o MST. Na China, eles fizeram uma reforma agrária em 1949 a 1952. Foi muito drástico, eles distribuíram terra para todo mundo, e hoje a média das terras lá na China é 0,7 hectares por família”, respondeu Stédile.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores