Foto rebate fala do general Heleno sobre Mauro Cid
O general Augusto Heleno disse que o ex-ajudante de ordens Mauro Cid não participava das reuniões realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro
O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), disse, nesta terça-feira (26), que o ex-ajudante de ordens Mauro Cid não participava das reuniões realizadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma foto, contudo, mostra Cid ao fundo durante um encontro de Bolsonaro com o então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os comandantes das Forças Armadas da época.
Marcos Corrêa/PR
Durante a oitiva na CPMI, a relatora Eliziane Gama (PSD-MA) perguntou se Cid participava das reuniões e Heleno negou.
"Não e eu quero esclarecer que o tenente-coronel Mauro Cid, ele não participava de reuniões, ele era o ajudante de ordens do presidente da República. Não existe essa figura do ajudante de ordens sentar numa reunião dos comandantes de Força e participar da reunião. Isso é fantasia. Isso é fantasia. É a mesma coisa é essa delação premiada, ou não premiada, do Mauro Cid... Tão apresentando trechos dessa delação e me estranha muito, porque a delação está ainda sigilosa, ninguém sabe o que o Cid falou", disse o general.
Depois, quando surgiu a foto na CPMI, Eliziane voltou a fazer o mesmo questionamento: “Mauro Cid participava presencialmente das reuniões com comandantes do Exército?”, Heleno por sua vez respondeu: “Raramente tinha esse papel de estar ali para fazer algo que o presidente pedisse”.
Depois, quando o senador Fabiano Contarato (PT-ES) voltou a falar sobre o assunto e apontar que mesmo sem deliberar nas reuniões, Mauro Cid estava lá e poderia testemunhar os fatos, o general voltou a justificar as presenças do ex-ajudante de ordens. “Não era por iniciativa dele. É a mesma coisa que esse rapaz que serve café para nós pacientemente, ele não é partícipe da reunião”, disse, quando também lembrou que a imagem era antiga.
Em outro momento, antes do surgimento da foto, Augusto Heleno também chegou a dizer que Mauro Cid não tinha protagonismo no governo, apenas obedecia as ordens de Jair Bolsonaro.
A foto
Uma foto de 25 de janeiro de 2019 mostra o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, sentado logo atrás do ex-ministro do GSI, general Heleno, durante uma reunião do presidente com os comandantes das Forças Armadas.
A legenda da imagem relata quem são os presentes no encontro: "Presidente da República, Jair Bolsonaro durante encontro com durante Reunião com Fernando Azevedo, Ministro de Estado da Defesa; Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha do Brasil; General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército Brasileiro; Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica; Almirante Esq Cláudio Portugal de Viveiros, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Interino, e Alte Esq Almir Garnier Santos, Secretário-Geral do Ministério da Defesa."
A imagem está disponível na conta do Flickr do Palácio do Planalto.