Janja revela que é doadora de órgãos e incentiva doação

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta quarta-feira (27), primeira-dama comenta a importância de doar órgãos e exalta o SUS

por Guilherme Gusmão qua, 27/09/2023 - 18:25
Ricardo Stuckert/Lula Oficial Primeira-dama Janja Lula da Silva Ricardo Stuckert/Lula Oficial

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira (27), a primeira-dama, Janja Lula da Silva, revelou ser doadora de órgãos e divulgou, em suas redes sociais, uma mensagem sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cirurgias de transplante.

"São mais de quarenta e cinco mil procedimentos feitos nos dois últimos anos no Brasil. O SUS tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. A lista de espera é única e vale tanto para pacientes do SUS, quanto para os da rede privada", disse Janja.

Ao continuar elogiando o trabalho desenvolvido pelo SUS, ela relembrou um caso que aconteceu no último sábado (23), no qual um brasileiro descobriu que chegou a sua vez na fila de transplantes enquanto fazia trilha em uma montanha na Região Serrana do Rio. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros através de dois helicópteros, para que o receptor fizesse a viagem de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG) o mais rápido possível.

"Você viu que esses dias um helicóptero do SAMU foi no alto de uma montanha buscar um paciente que estava na fila de transplante? Graças ao SUS, casos como esse acontecem em nosso país", relembrou a primeira-dama.

Além disso, Janja explicou como se tornar um doador de órgãos e que essa decisão deve ser comunicada aos familiares e amigos.

Veja o vídeo:

 

COMENTÁRIOS dos leitores