Barroso celebra sua posse como presidente do STF nas redes

O ministro fez a publicação após a solenidade de sua posse como chefe do Supremo

qui, 28/09/2023 - 20:53
Fellipe Sampaio/SCO/STF O novo presidente do STF, Luis Roberto Barroso Fellipe Sampaio/SCO/STF

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso celebrou em suas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), a sua posse como líder da Corte. Na publicação feita após a solenidade, que contou com a presença do presidente da República, Lula (PT), o ministro destacou aquelas que devem ser suas principais bandeiras no comando do STF, tais como: educação, trabalho e igualdade.

No post, Barroso destacou os principais trechos do seu discurso de posse, rememorando os princípios que norteiam sua atuação na Corte. "28/09/2023: o dia em que assumi a presidência do Supremo Tribunal Federal, tendo como vice-presidente o ministro e querido amigo Edson Fachin. Compartilho um trecho do discurso que proferi neste dia especial:  "No dia da minha posse, em 26 de junho de 2013, eu publiquei um artigo de autoapresentação, onde escrevi: creio no bem, na justiça e na tolerância como valores filosóficos essenciais. Creio na educação, na igualdade, no trabalho e na livre iniciativa como valores políticos fundamentais. E no constitucionalismo democrático como forma institucional ideal. Passados dez anos, venho aqui renovar os mesmos votos. Com alguns novos aprendizados: os países, como as pessoas, passam pelo que têm de passar para amadurecerem e evoluírem; a vida no setor público é mais dura e difícil do que parece; se você estiver cumprindo a missão da sua vida, nem elogio nem crítica têm o poder de mudar a sua direção; só a verdade ofende: se for mentira, trate com indiferença; o Brasil é um país onde muita gente coloca as relações pessoais acima da correção e do dever; na vida, não basta estar certo, é preciso saber levar; e, muito importante: com boa-fé e boa-vontade, quase tudo é possível nesse mundo."

A publicação com mais de três mil curtidas em menos de 10 minutos, também contou com elogios ao ministro e felicitações pela posse. "Ganha a democracia", "Discurso impecável e necessário", "Desejo sucesso na sua gestão", "Sou sua fã pela postura ética e inteligência. Parabéns!", foram alguns dos comentários. 

Barroso substitui a ministra Rosa Weber que vai se aposentar no próximo dia 2 de outubro.

COMENTÁRIOS dos leitores