Vereadora sobre criança com deficiência: 'Castigo de Deus'

Zirleide Monteiro (PTB), de Arcoverde-PE, criticou a mãe de uma criança com deficiência durante plenária na Câmara Municipal

por Rachel Andrade ter, 31/10/2023 - 15:13
Reprodução/Câmara de Arcoverde Vereadora de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB) Reprodução/Câmara de Arcoverde

A vereadora do município de Arcoverde, no Sertão do estado, Zirleide Monteiro (PTB), afirmou, na última segunda-feira (30), na plenária da Câmara Municipal, que uma mulher que teria feito um vídeo de chacota dela tem um filho com deficiência “por castigo de Deus”. 

Zirleide afirmou que durante o final de semana foi publicado nas redes sociais um vídeo em que a parlamentar sofre uma queda durante a sessão plenária anterior. Ela, então, criticou a autora da publicação, afirmando que “já veio pra sofrer”. 

“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer”, declarou Monteiro. 

O presidente da Casa, vereador Wevertton Siqueira (Podemos), repudiou a fala da parlamentar e pediu que ela se desculpasse pelas ofensas proferidas. "Eu quero lhe fazer um pedido, em forma de respeito com todas as mães que têm um filho deficiente. Acho que a senhora foi muito infeliz em suas palavras em dizer que o filho de uma mãe veio deficiente porque é um castigo de uma pessoa ser ruim ou ser boa", disse Siqueira. O vereador ainda pediu desculpas em nome da colega.

Zirleide se desculpou após retomar a palavra. “Infelizmente, às outras mães eu deixo aqui o meu [pedido de] perdão. Só eu sei o que foi dito por essa pessoa durante esse fim de semana, e talvez você não saiba do que eu esteja falando”, explicou brevemente a parlamentar. 

COMENTÁRIOS dos leitores