Conheça o legado de Dilma Rousseff enquanto presidente

Ex-presidente da República celebra 76 anos de vida nesta quinta-feira (14)

por Rachel Andrade qui, 14/12/2023 - 19:40
José Cruz/Agência Brasil Dilma Rousseff celebra 76 anos nesta quinta-feira (14) José Cruz/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (14) é celebrado o aniversário de 76 anos da ex-presidente da República Dilma Rousseff, atualmente presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como o banco do grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). No período em que foi chefe do executivo nacional, de 2011 a 2016, a então petista aprovou e iniciou programas, muitos deles que continuam ativos. Confira alguns deles, e o que impactaram na sociedade. 

Minha Casa, Minha Vida 

Apesar de ter sido lançado em 2009, ainda no segundo mandato do governo Lula (PT), o programa de financiamento de moradia para famílias baixa renda beneficiou milhões de pessoas durante a gestão de sua sucessora. Em 2012, ela chegou a assinar uma medida provisória que determina que o imóvel fique no nome da mulher, em caso de divórcio ou dissolução da união estável. 

Lei de cotas 

Assinada em agosto de 2012, a lei que determina que existam cotas raciais para democratizar o acesso às universidades brasileiras, comumente conhecida como Lei de cotas, mudou o cenário do ensino superior e, anos depois, o mercado de trabalho. 11 anos após sua promulgação, a lei passou por uma atualização este ano, abrindo o leque para quilombolas e indígenas. 

Brasil Sem Miséria 

Instituído em 2011, o programa tinha como objetivo tirar milhões de famílias brasileiras do mapa da fome. Dentre seus eixos, o governo federal buscou integrar a ação conjunta de diferentes ministérios, com o lançamento de vários programas, tais como: o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda; o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec); o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida; entre outros. 

Lei de Acesso à Informação 

A LAI facilitou o acesso a informações de órgãos públicos em todas as instâncias de governo. Apesar de ter sido publicada em novembro de 2011, o texto apenas passou a valer a partir de maio de 2012. Atualmente, mais de 10 anos depois de sua existência, a transparência de governos com a população se tornou mais comum, devido às obrigatoriedades de se disponibilizar informações pertinentes ao uso de recursos públicos. 

Homenagens nas redes 

Correligionários aproveitaram o dia para prestar homenagem à ex-mandatária, como o senador Humberto Costa (PT-PE), que celebrou a possibilidade de compartilhar a política com ela. “Tenho maior orgulho de estar junto na luta com essa mulher valente e que inspira a todos com sua resiliência e determinação”, disse. 

Imagem: Reprodução/Redes sociais

A deputada estadual Rosa Amorim (PT) também utilizou das redes sociais para parabenizar Rousseff. “Que nosso coração valente siga com sua altivez e bravura diante dos desafios da luta e da vida”, publicou. 

Imagem: Reprodução/Redes sociais

 

COMENTÁRIOS dos leitores