Em Suape, Lula ataca Bolsonaro em discurso: 'psicopata'

Presidente ainda afirmou que Bolsonaro e seus filhos não são exemplos de família

por Rachel Andrade qui, 18/01/2024 - 20:50
Júlio Gomes/LeiaJá Lula na cerimônia de retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima Júlio Gomes/LeiaJá

Durante a cerimônia de retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), nesta quinta-feira (18), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o presidente Lula (PT) aproveitou seu discurso para comentar o que teria causado os atrasos do desenvolvimento das refinarias da Petrobras, e chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de “psicopata”.

“É preciso saber quanto dinheiro esse país perdeu nesses dez anos de atraso desta empresa. Quanto salário deixou de ser pago? Quantas pessoas perderam benefícios nesse país? Quanto esse país perdeu na sua competitividade internacional até chegar ao ponto da gente eleger um psicopata pra ser presidente dessa república”, declarou o presidente. 

“Alguém que vive da mentira, alguém que vive da maldade. Alguém que vive de ofender os outros. E é fácil porque pra ele todo mundo aqui é ladrão, pra ele todo mundo aqui é comunista, pra ele todo mundo aqui defende aborto, pra ele todo mundo aqui faz isso e faz aquilo. Como se ele, se ele e seus filhos fossem exemplo de família nesse país”, afirmou. 

O chefe do Executivo nacional ainda reafirmou o que havia dito o presidente da RNEST, Jean Paul Prates, em seu discurso, quando declarou os valores de faturamento calculados para a refinaria após a conclusão das obras. “Vocês não se esqueçam o que disse o Jean Paul, essa refinaria, quando estiver funcionando totalmente, vai faturar US$ 100 bilhões por ano”, ressaltou.

A Petrobras não divulgou quanto está sendo investido nas obras da RNEST, que estão previstas para conclusão até 2028. Segundo o gerente geral da refinaria, Marcio Maia, os contratos e licitações ainda estão em fase de negociação. O presidente da refinaria, Jean Paul Prates, chegou a informar que os investimentos estão estimados entre R$ 6 e 8 bilhões, mas ainda não há um montante confirmado.

COMENTÁRIOS dos leitores