Chrome passa IE e lidera na América do Sul
O Chrome assumiu a liderança entre os browsers mais usados na América do Sul, ultrapassando o Internet Explorer. De acordo com dados da StatCounter, o navegador da Google agora é usado por quase 39% dos internautas na região, 4 pontos percentuais acima do registrado no mês anterior. Já o IE, da Microsoft, caiu de 41% para 37% no mês passado. O terceiro grande concorrente nessa briga, o Firefox, registrou leve queda, de 22,7% para 22,3%.
Gráfico da empresa de análise StatCounter
A fatia do Chrome mais do que dobrou nos últimos 12 meses, aponta a empresa. Em outubro do ano passado, ele tinha 18,3% de share na América do Sul, o IE, 51%, e o Firefox, 29,4%.
O Opera e o Safari, juntos, não chegam a 2%.
No mundo, a liderança do IE é bem mais folgada. Somadas todas as versões, ele tem 40% do mercado, enquanto o Firefox registra 26,3% e o Chrome, 25%.
No entanto, nos últimos 12 meses, o navegador da Google saltou de 12,4% para 25%, enquanto o Firefox caiu de 31,2% para os atuais 26,3%. Portanto, em breve ele deverá perder o segundo posto.
Virada no Brasil está próxima
No Brasil, o Chrome ainda não ultrapassou o IE, mas as curvas indicam que isso não deve demorar a ocorrer. O navegador da Google saltou de 32% para 36% nos últimos dois meses, enquanto o IE caiu de 43,4% para 39,4%. O Firefox está com 23%, e vem perdendo participação lentamente.
De acordo com a empresa, os números são calculados a partir de um código de rastreamento instalado em mais de 3 milhões de sites no mundo todo, que registram cerca de 15 bilhões de cliques mensalmente.