Adobe vai abandonar o Flash Player móvel

Empresa vai se dedicar ao desenvolvimento de apps móveis e HMTL5

qua, 09/11/2011 - 15:21

A Adobe vai abandonar o desenvolvimento do popular plugin Flash Player, na sua versão para celulares e tablets, segundo o site americano ZDNet, nesta terça-feira (08). A empresa deve se dedicar ao desenvolvimento de outros aplicativos móveis e ao HTML5, uma linguagem aberta e que possui o mesmo nível de recursos na criação de animações, conteúdo multimídia e sites mais interativos.

A discussão sobre o Flash começou quando a Apple, encabeçada por Steve Jobs, barrou o plugin no iPhone e iPad, alegando que a ferramenta não oferecia segurança e estabilidade para ser usada em dispositivos móveis. A verdade é que o Flash realmente exige mais processamento, o que consome mais bateria e diminui a autonomia dos smartphones, e, por ser um software fechado, depende de atualizações de segurança exclusivamente da Abode e não dos desenvolvedores do sistema operacional que o usa.

A guerra entre Apple e Adobe fez acelerar o desenvolvimento do HTML5, uma nova versão da mais popular linguagem de criação de páginas online. Hoje, quase todos os navegadores de Internet lançados tem compatibilidade com a nova versão e seus recursos semelhantes ao Flash.

Ainda segundo o site, a Adobe deve fazer um anúncio oficial nesta quarta-feira (09). A empresa também deve informar que o Flash para os sistemas Android e BlackBerry ainda continuarão recebendo atualizações de segurança, mas que novas versões não serão disponibilizadas.

COMENTÁRIOS dos leitores