Microsoft lança Kinect para PCs por US$ 250

idgnowpor Nowdigital ter, 10/01/2012 - 08:25 Atualizado em: qui, 19/01/2012 - 07:12
Microsoft/Divulgação Kinect: Do Xbox para o desktop Microsoft/Divulgação

O Kinect, sensor de movimento utilizado no popular console de jogos Xbox 360, da Microsoft, estará disponível para computadores com Windows dentro de poucas semanas, com possibilidade de aplicações muito além do controle de games.

A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante sua apresentação na Consumer Electronics Show (CES 2012), evento que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O equipamento, que  já está em fase de pré-venda em lojas como a Amazon por 250 dólares, deve estar disponível no dia 1/2.

Em sua versão para o videogame da Microsoft, o Kinect atingiu 18 milhões de unidades vendidas em cerca de um ano. Com ele, basta mover o corpo para controlar o jogo.

Segundo Ballmer, a Microsoft trabalha com 200 empresas para desenvolver aplicativos para o Kinect para computadores. Esses softwares permitirão que as pessoas façam coisas como tocar instrumentos musicais virtuais, façam exercícios físicos integrados ao software e até, no futuro, controlem robôs. “O Kinect revolucionou os games. E veremos esse produto revolucionar outras indústrias, como as do entretenimento e da saúde”, declarou.

No que deve ser o último keynote da Microsoft no evento, Ballmer foi acompanhado no palco pelo ator Ryan Seacrest. O executivo também anunciou que o smarpthone Lumia 800 da Nokia, com Windows Phone, será oferecido nas lojas Microsoft nos Estados Unidos nos próximos meses e que o aparelho será vendido desbloqueado.

Mas, para o setor de smartphones, a Microsoft já havia revelado sua maior novidade mais cedo, quando  Ballmer apareceu no palco do evento da AT&T para lançar o Windows Phone Nokia Lumia 900, aparelho 4G com chip de 1,4 GHz, Internet Explorer 9 e suporte a HTML5.

Como previsto, a companhia fez demonstrações do Windows 8 e sua interface Metro, além do sistema para dispositivos móveis, o Windows Phone, mas havia pouca informação nova sobre esses produtos.

Foi exibido um recurso de senha do Windows 8 que permitirá aos usuários desbloquearem PCs ao clicar em pedaços de fotos, em uma ordem específica, em vez de digitar um código. Em fevereiro, será iniciada uma nova fase de testes. Nessa mesma época a Microsoft iniciará a Windows 8 Store, com alguns aplicativos gratuitos.

COMENTÁRIOS dos leitores