Apple lança iBooks 2, focado em livros didáticos
Ferramenta permite aos desenvolvedores criarem livros escolares para o iPad
A Apple anunciou, nesta quinta-feira (19), nos Estados Unidos, a segunda versão do iBooks, aplicativo da empresa que funciona como uma biblioteca, permitindo organizar e ler seus livros no iPhone ou iPad. Em sua nova versão, o programa funciona como base para que os desenvolvedores criem livros didáticos interativos com facilidade. A ideia é oferecer obras que possam prender a atenção do aluno na sala de aula, tornando o estudo mais divertido.
Você pode, por exemplo, navegar por thumbnails, indo diretamente para a página desejada, deslizando para cima ou para baixo para trocar de capítulos. Em uma demonstração, no evento, a empresa mostrou um livro com a imagem de cromossomos em formato 3D. O usuário pode rotacionar o item, além de poder navegar por camadas da imagem. Também pode usar os recursos de zoom de pinça, já populares no tablet, arrastar e soltar elementos e visualizar vídeos. Um mapa da África pode ser selecionado no meio de um texto e rotacionado ou ampliado.
O vice-presidente de software de produtividade da empresa, Roger Rosner, demonstrou recursos como as ferramentas avançadas de busca, cartões virtuais para estudo, questões de múltiplas escolhas e os modos de visão em retrato e paisagem.
A nova versão do software já está disponível gratuitamente para download na App Store. Há oito livros disponíveis com amostras para download (da McGraw Hill e da Pearson), para que o usuário conheça os novos recursos, com temas como Biologia, Química, Física e Geometria.
No evento, a Apple também anunciou o iBooks Author, aplicativo gratuito para Mac que permite criar nos computadores da Apple publicações interativas para leitura no iPad.