Vendas de smartphones da Nokia decepcionam

Empresa anunciou demissão do diretor de vendas e cortes substanciais de custos

por Carlos S Silvio qui, 19/04/2012 - 20:11
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

É cada vez mais urgente a necessidade da fabricante de eletrônicos filandesa Nokia se reiventar diante de uma mercado tão diverso quanto os de smartphones. O Nokia Lumia, principal investimento da empresa no segmento de gadgets, teve um desempenho em vendas decepcionante.

A própria empresa havia alertado na semana passado que os negócios com celulares teriam perdas no primeiro semestre deste ano, depois que as vendas de aprelhos com Windows Phone não compensaram a queda na comercialização de modelos anteriores.

Analistas afirmam que o presidente-executivo, Stephen Elop, tem a missão de melhorar as vendas dos novos celulares inteligentes Lumia até o final do ano, antes que os investidores comecem a questionar a estratégia empregada, que envolviam uma publicidade bastante agressiva.

A empresa teve um plano de recuperação desenvolvido por Elop lançado em fevereiro de 2011. O executivo afirmou que as vendas dos novos aparelhos Lumia, equipados com o sistema operacional Windows e carro-chefe da empresa, vêm apresentando números irregulares. "Superamos as expectativas em alguns mercados, como o dos Estados Unidos, mas ganhar ímpeto em outros mercados, como o do Reino Unido, foi um desafio maior", disse. "Estamos claramente decepcionados com o nosso desempenho no primeiro trimestre".

Nessa quinta-feira (19), a Nokia anunciou que Colin Giles, diretor de vendas, deixará a empresa em junho, como parte da reestruturação da equipe, ação que visa promover novas e melhores vendas.

COMENTÁRIOS dos leitores