Pesquisador alemão vem ao Recife discutir projeto de saúde

O CIn-UFPE recebe o pesquisador para debater projeto sobre doenças tropicais

por Naiane Nascimento qua, 25/04/2012 - 13:09
Divulgação Plataforma pode ajudar a elaborar propostas de políticas públicas de saúde Divulgação

No próximo dia 4 de maio, o professor alemão Daniel Schober, da Universidade de Freiburg, na Alemanha, estará presente no Centro de Informática da UFPE, a convite do projeto “Ontologias para doenças tropicais negligenciadas” (NTDO).

O intuito da vinda do pesquisador ao Brasil é dar andamento à plataforma online que serve como apoio para a elaboração de propostas de políticas públicas voltadas à saúde. No Brasil esse sistema pode ser muito útil, visto que no país existem muitas doenças consideradas negligenciáveis, de acordo com as especificações da Organização Mundial de Saúde (WHO).

A WHO denomina como doenças negligenciáveis aquelas infecções ligadas às precárias condições de vida. Um exemplo disso é a dengue, que mata de 500 mil a 1 milhão de cidadãos por ano. E com a parceria entre o CIn, o Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães (FIOCRUZ) e a Universidade de Freiburg na Alemanha, financiadas pela agência espacial alemã DLR (Deutsche Luft- und Raumfahrt), foi possível dar prosseguimento ao projeto que iniciou suas pesquisas desde 2008.

Esse projeto é diferenciado por atuar em uma área pouco explorada e, sequer, observada, mas pode auxiliar e abrir campo inclusive na informática médica. A plataforma foi construída com dados de saúde pública e também com a confirmação semântica dessas informações com a descrição das doenças contidas nas ontologias.

COMENTÁRIOS dos leitores