GE anuncia aporte de R$500mi em centro de pesquisa no país
Com centros de pesquisas nos Estados Unidos, Alemanha, Índia e China, a GE investe agora em uma unidade no Brasil, localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Este será o primeiro espaço da empresa na América Latina. Segundo a fabricante, serão direcionados 500 milhões de reais para a construção do Centro em solo nacional. A expectativa é que sejam gerados 200 empregos e que tenha capacidade para 400 pesquisadores. O empreendimento, de acordo com a GE, será finalizado no segundo semestre de 2013.
Até o espaço ficar pronto, a GE continuará atuando no Parque Tecnológico da UFRJ, onde está desde 1° de setembro de 2011 e conta com mais de 50 profissionais trabalhando em três frentes de pesquisas, em três Centros de Excelência: Biocombustíveis, Sistemas Inteligentes e Integração de Sistemas.
A escolha do Brasil, diz a GE, levou em consideração aspectos como estabilidade da economia local, potencial de desenvolvimento, qualificação da mão de obra, oportunidades de negócios em infraestrutura, potencial de crescimento, maturidade dos negócios da GE no País e relacionamento com clientes.
“Nosso Centro de Pesquisas trabalhará para ajudar o Brasil a acabar com gargalos de infraestrutura ao oferecer soluções customizadas e feitas especialmente para a demanda brasileira”, diz Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para América Latina.
“A pesquisa é um dos pilares da estrutura da GE, fruto do trabalho de mais 2,3 mil pesquisadores. Injetar 500 milhões de reais no Centro de Pesquisas Global do Brasil é a maneira da companhia aproximar o País de inovações fundamentais para estimular e permitir seu desenvolvimento e colaborar com os desafios locais”, afirma Mark Little, vice-presidente da GE e responsável pelo trabalho dos Centros de Pesquisas Global ao redor do mundo. O trabalho da GE com seus Centros dedicados para pesquisa acontece há mais de cem anos e resultou em 3.615 patentes em 2011.