Wi-Fi do Rio+20 terá capacidade para 67 milhões de usuário

Conferência da ONU se inicia no dia 16, com discussões, debates, palestras e exposições

por Carlos S Silvio ter, 05/06/2012 - 02:17

A rede de internet banda larga Wi-Fi que estará em uso na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro, no Rio,  terá capacidade para conectar simultanemente 67 mil usuários. O sistema é operado pela OI, que fechou  contrato com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) referentes a serviços de comunicação e TI do evento. Segundo a empresa, a internet oferecida no serviço trata-se da maior rede sem fio já instalada no país. No acesso fixo, serão 1.800 pontos cabeados prontos para o acesso à internet.

Também é responsabilidade da Oi fornecer salas para a transmissão em videoconferências e infraestrutura em informática como suporte, help desk, servidores de computação em nuvem e uma solução de segurança da informação customizada para o evento. Em relação a segurança, a empresa montará um centro de operações no Riocentro, além de operar um centro de gerenciamente via rede em Botafogo (Zona sul do Rio) e uma central em São Paulo. Instalações que receberão a visita do ministro das Comunicações Paulo Bernardo nessa segunda (4).

A partir de amanhã o Riocentro se torna território da ONU, com a entrada controlada por meio de credenciamento prévio da instituição.

A Oi tem a expectativa de atender um público de 50 mil pessoas no Riocentro e de 150 mil pessoas nas estruturas da sociedade civil: Parque dos Atletas, Arena da Barra, Píer Mauá, Galpão da Cidadania e o Aterro do Flamengo. Nesses lugares, o evento se inicia no dia 13, com discussões, debates, palestras e exposições. Só para cumprir esses serviços a empresa destacou 500 empregados.

Além disso, a empresa também se responsabilizará pelo fornecimento de tráfego de voz fixa e móvel, computadores, celularres e tablets para os organizadores do Rio+20.  Haverão também 160 totens disponibilizados pela empresa, conectados à internet, com informações atualizadas sobre o evento, em hotéis da orla carioca e nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão).

COMENTÁRIOS dos leitores