Google revelou hoje novidades do Maps

Serviço do Google ganha mapas próprios e suporte a acesso offline no Android

por Carlos S Silvio qua, 06/06/2012 - 19:59
Reprodução/Internet

O Google anunciou, em evento nesta quarta-feira, o futuro do Google Maps no mundo cibernético. Entre as novidades, mapas próprios, em três dimensões e especificidades para os aplicativos móveis.

A empresa começou o evento apresentando alguns números sobre o Google Maps. Segundo a empresa, os carros responsáveis pelas capturas de imagens do Street View já passaram por mais de 8 milhões de quilômetros, e coletaram cerca de 20 Petabytes de imagens. Outro número interessante é a quantidade de pessoas que tem acesso ao menu de desenvolvedores do Google Maps: mais de 800 mil.

TERCEIRA DIMENSÃO

Uma das novidades anunciadas foi o projeto Ground Truth, que tem como objetivo criar mapas, do zero, em cinco anos. Nessa tarefa, a empresa planeja usar uma ferramenta chamada Atlas, que deve auxiliar no que a empresa denomina de “Orthorectification”, que quer dizer “correção de imagens em mapas” em inglês. Aproveitando essa nova empreitada do Google Maps, Brian McClendon, vice-presidente da divisão Maps, levantou a importância de "relatar um erro" no Maps, algo que permite com que os usuários deixem o serviço ainda mais preciso.

ANDROID

Outra novidade que deve deixar os usuários animados é a melhoria da opção 3D. Quem utilizasse o serviço no WebGL, no Chrome ou no Android, já podiam ver certas regiões em terceira dimensão. Agora, o Google anuncia uma grande novidade: ela irá escanear grandes cidades e criar visões em 3D de todos os objetos. Algumas cidades terão tão grande riqueza de detalhes que será possível ver até a textura das árvores. A empresa prometou que essa funcionalidade chegará não só no Google Earth, como também para tablets Android e iPad.

Confira o vídeo de demonstração:

Uma boa notícia para usuários Android é que a empresa está melhorando a opção de mostrar mapas offline no aplicativo do Google Maps para Android. Antes, a opção estava dentro de uma opção do Google Labs e restrito a criação de rotas, mas agora será mais utilizada. Os usuários poderão baixar mapas de cidades inteiras nos seus aparelhos e consultá-los quando não tiver uma conexão à internet disponível.

IOS

O Android tem a vantagem de receber quase todas as grandes novidades do Google voltadas para plataformas móveis, porém, segundo o Google, todas as melhorias e novas funcionalidades demonstradas na conferência devem ser implementadas tanto no Android quanto no iOS, e senão, disponibilizadas gratuitamente. As atualizações devem estar disponíveis nas próximas semanas.

Você pode assistir a coletiva inteira no YouTube.

COMENTÁRIOS dos leitores