Governo divulga municípios do "Cidades Digitais"

Municípios selecionados no programa terão internet e sistema de gestão até o fim do ano

por Carlos S Silvio ter, 03/07/2012 - 20:13
Elza Fiúza/ABr Autoridades no lançamento do edital de seleção para municípios que irão participar do projeto Cidades Digitais, em março Elza Fiúza/ABr

O Ministério das Comunicações divulgou, nesta segunda-feira (2), as 80 cidades beneficiadas na primeira fase do projeto Cidades Digitais, que resulta na oferta de acesso à internet, banda larga e modernização dos sistemas de gestão públicos.

As cidades selecionadas terão pontos de acesso gratuito à internet em espaços de grande circulação, definidos pelas prefeituras e também irão receber softwares de gestão pública para os setores financeiro, tributários, de saúde e educação. Servidores também serão capacitados para uso dos aplicativos e da rede instaladas no município.

Entre os 80 municípios escolhidos, três são de Pernambuco: Bodocó, no Sertão; Casinhas e Correntes, no Agreste.

Segundo o Ministério das Comunicações, até o fim do mês de julho serão divulgados os nomes das empresas contratadas para a integração das redes de acesso à internet e dos softwares de gestão nos municípios escolhidos. A previsão é de que até o fim de dezembro os 80 municípios selecionados tenham a estrutura implantada.

Ainda segundo o Ministério, o governo federal está investindo R$ 40 milhões na construção de redes de fibra óptica que servirão como base de conexão das prefeituras. O investimento restante deverá ser aplicado por cada município.

Em comunicado, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, afirma que o projeto tem entre seus objetivos criar uma cultura digital e tornar as gestões públicas mais transparentes. "Quanto mais transparente, nós sabemos que há menos corrupção", afirma.

As cidades selecionadas saíram de um total de 192 candidatas, que foram avaliadas conforme a capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede. As cidades que não foram selecionadas nessa etapa do projeto ainda podem encaminhar recurso para reavaliação do Ministério das Comunicações até o dia 09 de julho.

Na seleção, municípios das regiões Norte e Nordeste e com população de até 50 mil habitantes tiveram peso maior.

COMENTÁRIOS dos leitores