CEO da Microsoft declara guerra a Apple
Em uma entrevista, Steve Ballmer afirma que competirá com a Apple em todas as frentes
Em entrevista recente à revista CRN, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, reascendeu a briga com a Apple. A promessa do executivo é de que a empresa de Ballmer lutará contra a Apple em todos os espaços imagináveis na indústria da computação pessoal.
“Estamos tentando deixar absolutamente claro que não vamos deixar nenhum espaço descoberto para a Apple”, disse Ballmer. Recentemente, uma das últimas “frentes” cobertas pela empresa foi o segmento dos tablets.
No dia 20 de junho, foi lançado o Surface, modelo de tablet com 9,3 mm de espessura, com portas USB 2.0, tela de 10,6 polegadas e acesso a todos os aplicativos padrões da Windows Store. No lançamento, especialistas afirmaram que a estratégia é fortalecer o Windows 8 com o lançamento. Nos tablets, o Win 8 deve chegar a 4,8 milhões de tablets no final de 2012, contra 73 milhões da Apple e 38 milhões rodando Android. Os dados são do Gartner.
Para Ballmer, a chegada do Surface resultaria em uma mudança nesse cenário. “A Apple não terá mais o espaço dos tablets apenas para si própria”, espera o executivo. Já nos notebooks e desktops, segundo a empresa de estatísticas NetApplications, o Windows segue com 92% desses equipamentos, com a Apple com 7% e o Linux, 1%.
No entanto, a Microsoft parece estar caindo nos últimos anos, com seu domínio no mercado de sistema operacional para PCs sendo afetado pelo crescimento do Mac OS e alternativas open-source.
O movimento de migração dos consumidores do desktop para mobile também causou uma perda de mercado para a empresa. Porém, nesse misto de zona de conforto com mais da metade do mercado de sistema operacional (e esse risco no mercado móvel), Steve Ballmer promete derrotar a Apple, onde ela estiver. “Nós temos nossas vantagens em produtividade. Temos nossas vantagens em termos de gerenciamento de empresa. Temos vantagens em termos de quando você se conecta a uma infraestrutura de servidores na empresa... Nos sentimos com poder para inovar em todas as áreas e trazer nossos parceiros conosco”, declarou.