"Android não é tão bom quanto iOS" afirma Samsung

Empresa sul-coreana tenta evitar a proibição das vendas do Galaxy na Holanda

por Carlos S Silvio sab, 08/09/2012 - 11:51
Flickr (cc) ljrmike Samsung evita o banimento das vendas da linha Galaxy na Holanda afirmando que sistema operacional móvel do Google é inferior ao da Apple Flickr (cc) ljrmike

Disputas judiciais entre Appple e Samsung continuam gerando momentos inusitados. Na última sexta-feira (7) durante uma audiência na corte de Haia, na Holanda, a empresa sul-coreana afirmou que o modo com o qual o Android lida com gestos multitouch é inferior ao iOS, uma tentativa para evitar a proibição das vendas do smartphone da linha Galaxy no país. 

A Apple alega que a rival infringe uma patente que impede que o usuário acione simultaneamente duas opçõs na tela, descartando assim gestos acidentais. Por esse motivo, a companhia norte-americana quer que a justiça holandesa ordene o recolhimento de todos os Galaxys com Android 2.3 ou superior. Caso a decisão seja favorável a Apple, a companhia sul-coreana pode ter um prejuízo gigante em toda a Europa, uma coincidência infeliz para a Samsung é que o centro de distribuição da companhia para a região europeia é no país. 

Segundo o PC World, tanto iOS quanto Android conseguem evitar toques adicionais em cartas aplicações. Um dos advogados da Samsung afirmou que os sistemas são diferentes, já que no sistema operacional móvel do Google o recurso funciona de forma "mais hierárquica". 

Bas Berghuis van Woortman, que trabalha na defesa da coreana, reconhece que a tecnologia da Apple “é uma ótima invenção”, porém bem diferente da aplicada no sistema do Google. Nas palavras do advogado, o iOS é "mais complexa e trabalhosa inclusive para desenvolvedores". 

Outra curiosidade é que para prosseguir com o pedido de proibição de vendas, a Apple elogiou o concorrente. "Eles dão a entender que usam uma solução inferior, mas isso simplesmente não é verdade" afirmou Theo Blomme, advogado da Apple. O advogado afirma ainda que a técnica utilizada no Android resolve "situações de conflito" com múltiplos toques de forma idêntica ao iOS. 

Essa é a segunda vez em que a Apple entra com uma ação contra a Samsung por processo de patente na Holanda. Ano passado, a justiça negou uma injunção preliminar contra os produtos da coreana. A companhia americana também luta pela mesma patente com a HTC e a Motorola na Alemanha e Reino Unido.

 

COMENTÁRIOS dos leitores