Governo quer garantir qualidade da banda larga no Brasil

Em seu programa matinal, presidenta destacou ações da Anatel

por Carlos S Silvio seg, 10/09/2012 - 17:29

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (10) que o governo brasileiro pretende garantir a qualidade da internet banda larga no país. A presidenta tocou no assunto ao comentar medidas anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como a medição de qualidade da banda larga pelos próprios consumidores brasileiros. Na fala a presidenta ainda destacou o fato de o Brasil registrar atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil.

Em seu programa, o Café com a Presidenta, Dilma lembrou ainda de um decreto publicado em outubro de 2011 que determinou que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil. 

“Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Reclamavam que pagavam e não recebiam pelo serviço pago. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço”, ressaltou. 

No programa, Dilma ainda reforçou que, a partir do próximo domingo, operadores com mais de 50 mil usuários deverão entregar mensalmente, uma velocidade mínima de 60% da anunciada. 

“Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o acesso das famílias a uma boa conexão de internet”, disse a presidenta. “Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados.” afirmou. 

(Com informações da Agência Brasil)

 

COMENTÁRIOS dos leitores