Atraso da Anatel pode prejudicar transmissão da Copa
Tribunal de Contas da União afirma que há o risco da Anatel não respeitar os prazos
De acordo com a Folha de S.Paulo, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que as licitações concluídas são referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a Agência Nacional de Telecomunicações deveria ter investido em 2012 nos projetos requeridos pelo Comitê Gestor da Copa 2014.
Com o resultado mostrado pelo relatório, o TCU afirma que há o risco de a Anatel não respeitar os prazos estabelecidos para a modernização de sua estrutura, o que pode acarretar em problemas na transmissão dos jogos da Copa de 2014 pela televisão, por exemplo.
Alguns dos projetos inacabados são voltados para a criação de uma estrutura que controle usuários mal-intencionados ou desinformados que venham a utilizar dispositivos não compatíveis com os padrões brasileiros, o que pode ser uma das causas de interferência nas transmissões.
O atraso por parte da agência pode trazer problemas também para a área da telefonia móvel. É de responsabilidade da Anatel, por exemplo, garantir o roaming nas redes móveis para atender os turistas que vierem para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações também é responsável por acompanhar a implementação da rede 4G, que permite uma navegação dez vezes mais rápida do que a da 3G.
De acordo com o Tribunal de Contas da União, a Anatel vai precisar ampliar seu quadro de servidores, já que os projetos são bem complexos e a falta de colaboradores é um obstáculo para a realização dos planos. Porém, nenhum pedido de novo concurso por parte da agência foi identificado pelo TCU.
Em nota divulgada à imprensa, a Anatel declarou que “tem adotado todas as providências para cumprir os encargos assumidos para os grandes eventos esportivos internacionais com transparência e publicidade”. A Agência Nacional de Telecomunicações ainda deixou claro que há a certeza de que todos os objetivos serão cumpridos dentro do prazo.