Google concorda em pagar multa por violação de dados

qua, 13/03/2013 - 13:50

O procurador-geral do estado norte-americano de Connecticut, George Jepsen, confirmou a informação de que o Google concordou em pagar US$ 7 milhões para resolver um impasse com 38 Estados, causado pela coleta ilegal de dados pessoais que carros do Street View fizeram por meio de redes sem-fio desprotegidas.

Equipado com antenas e softwares livres, os veículos do Street View coletaram informações de identificação pessoal que estavam sendo transmitidas por meio de redes sem-fio abertas no momento em que os carros circulavam no local.

"Nós trabalhamos muito para obter o direito de privacidade do Google. Mas neste caso nós não o fizemos, por isso reforçamos rapidamente nossos sistemas para resolver a questão", disse por e-mail um porta-voz da empresa. "O chefes do projeto não queriam ter essas informações e nem sequer as viram ou usaram. Nós ficamos contentes de termos trabalhado com o procurador-geral do Estado de Connecticut, George Jepsen, e os procuradores-gerais de outros estados para chegar a esse acordo."

Connecticut liderou o comitê executivo, composto por oito Estados e que trabalhou por dois anos para investigar o assunto, e receberá US$ 520.823 do valor pago pela companhia.

O acordo requer que o Google cumpra ações como: oferecer um programa abrangente de formação profissional sobre privacidade ou confidencialidade no uso de informações; patrocinar uma campanha nacional de utilidade pública para ajudar a educar os consumidores sobre a segurança de suas redes sem-fio, protegendo informações pessoais; e continuar mantendo em segurança, e eventualmente destruir, as informações coletadas e armazenadas por seus veículos do Street View em todos os EUA entre 2008 e março de 2010.

De acordo com o Centro de Privacidade de Informações Eletrônicas, que rastreia esse tema no mundo todo, ao menos 12 países investigam o caso e no mínimo nove descobriram que o Google violou as leis locais. As informações são da Dow Jones.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores