Consoles de nova geração são as vedetes de feira

Duas empresas do segmento dos games levarão suas novidades para a Electronic Entertainment Expo

seg, 10/06/2013 - 20:19
Kevork Djansezian O vice-presidente da Microsoft fala em coeltiva de imprensa no E3 em Los Angeles Kevork Djansezian

Sony e Microsoft disputarão a preferência dos fãs de jogos eletrônicos com consoles de nova geração na feira anual de videogames Electronic Entertainment Expo - ou simplesmente E3 -, inaugurada esta terça-feira em Los Angeles. Espera-se que as duas empresas apresentem no evento títulos marcantes para acompanhar seus novos equipamentos, apresentados recentemente e que visam a se tornar plataformas essenciais para o entretenimento doméstico, oferecendo acesso a internet, redes sociais, filmes e música.

"Definitivamente estes dois consoles de nova geração serão o grande centro das atenções", antecipou Pete Hines, vice-presidente do estúdio Bethesda. "Certamente, os jogos serão mais interessantes, mas a diferença não será tão grande", acrescentou, afirmando que muitas das melhorias não podem ser facilmente detectadas.

Em fevereiro, a Sony anunciou seu PlayStation 4 (PS4), sucessor do PS3, lançado no final de 2006. O novo console, com venda prevista para a temporada de natal de 2013, será mais social, mais interconectado e visará a representar "o futuro do jogo", segundo a gigante japonesa de eletrônicos.

Os detalhes do PS4 ainda não foram revelados e espera-se que a companhia faça uma apresentação mais completa do novo console na E3. Os presentes à Expo de Los Angeles também terão a oportunidade de testar o Xbox One, apresentado em maio e que será comercializado a partir de novembro em 21 países, anunciou a Microsoft em um comunicado publicado esta segunda-feira.

O dispositivo estará à venda por 499,99 dólares nos Estados Unidos, 499 euros na Europa e 429 libras no el Reino Unido, afirmou. O Xbox One sucederá o Xbox 360, cuja versão atual vendeu 77 milhões de unidades desde o final de 2005.

O novo dispositivo permite zapear de forma instantânea entre o videogame, um programa de televisão e a navegação na internet, integrando o sistema de telefonia por internet Skype para permitir videochamadas. Além disso, virá com acessórios Kinect capazes de identificar movimentos e voz, permitindo ao dispositivo responder a comandos dos usuários feitos em uma linguagem natural.

Também se espera que a Nintendo, cujo Wii U foi lançado no mercado no final de 2012, com vendas até agora decepcionantes, aproveite a E3 para lançar novidades. Tanto Sony quanto Microsoft e Nintendo disputam um mercado muito diferente ao da última geração de consoles, há mais de seis anos. Agora, a concorrência é dos jogos baratos ou gratuitos dos 'smartphones' e tablets, que atraem muitos jogadores ocasionais.

"Acho que os atores do setor dos consoles vão continuar em um estado de navegação sobre o que esta acontecendo", avaliou Clive Downie, que passou 17 anos na gigante dos videogames Electronic Arts (EA), antes de dirigir uma filial do especialista em jogos online DeNA. "Os usuários têm menos tempo, pelo qual as vendas de consoles vão cair. As pessoas cada vez mais jogam com seus dispositivos móveis", previu.

"Deve haver um grande esforço para reavivar o interesse em torno dos consoles tradicionais, pois o mundo dos videogames está muito desgastado", acrescentou o analista Scott Steinberg, da Techsavvy Global.

Os gigantes do setor devem apresentar os futuros "sucessos de vendas" para seus dispositivos - como "The Last of Us", do estúdio Naughty Dog ou uma nova versão de "Grand Theft Auto", da Rockstar Games.

COMENTÁRIOS dos leitores