Tecnologia para a educação infantil presente no Unigames

Mídias inovadoras, realidade aumentada e games voltados para a criançada foi mote das discussões

por Carol Dias qua, 06/11/2013 - 09:51
Carol Dias/LeiaJáImagens Unigames encerra nesta quarta-feira (6). Para este dia estão programadas palestras sobre Empreendedorismo e investimento Carol Dias/LeiaJáImagens

O segundo dia da Unigames, evento promovido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi voltado para a Educação. O uso da tecnologia e da Realidade Aumentada com o intuito de ajudar no aprendizado das crianças foi o grande foco do encontro desta terça-feira (5).

"Percebemos que existem várias formas diferentes e ricas em utilizar a tecnologia no aprendizado das crianças. A forma de aprender torna-se bem mais leve, lúdica, dinâmica e prazerosa", disse o Sócio Fundador da StartUp Rapp's Studio, Pedro Queiroz.

"Aplicativos interativos fazem com que o aprendizado de letras e números seja divertido. As crianças são apaixonadas por tecnologia, então porque não aproveitar isso e engajar esta curiosidade toda à alguns aplicativos que realmente alimentam e incentivam a mente destas crianças", questionou o engenheiro de software, Digo Carvalho.

O Unigames encerra nesta quarta-feira (6). Para este dia estão programadas palestras sobre Empreendedorismo e investimento para projetos sociais e um tutorial de como desenvolver games 2D em Unity. Para saber mais sobre o evento basta acessar o site Unigames 2013.

Um Raio X das palestras

Formado em Jogos Digitais pela Universidade Católica de Pernambuco, desenvolvedor do Jogo Contra o Crack (Aventuras de Bio-Bio), e sócio fundador da startup Rapp`s Studio, Pedro Queiroz, trouxe ao Unigames o uso da Realidade Aumentada em contribuição com a educação.

Realidade Aumentada nada mais é do que uma tecnologia que permite uma visão aumentada digital do mundo real, ao mesmo tempo em que proporciona experiências interativas e divertidas, através da publicidade, marketing e jogos.  Para exemplificar o assunto, mostrando na prática como funciona para a educação, Queiroz trouxe o EducAR , um jogo educacional baseado na tecnologia de Realidade Aumentada (R.A.) O game proporciona uma maior imersão, e até mesmo uma possibilidade de interagir com as imagens virtuais através de objetos reais.  

A outra palestra ficou por conta do mestre em engenharia de software pelo C.E.S.A.R.edu e atual analista de sistemas na Mr. Plot / 4 Dimensão, Digo Carvalho. Ele trouxe um pouco da sua experiência na Mr. Plot, que é uma empresa que desenvolve mídias inovadoras infantis para tablets e smartphones.  Fazer as crianças aprenderem brincando é a proposta do seu produto.  

"Nós criamos experiências únicas baseadas em conteúdos construtivos e educativos com alto valor agregado de design". A Mr. Plot já vem de uma sequencia de aplicativos, onde o Bita – personagem principal – ganha forma em diferentes temas, mas com a mesma preocupação em ser educativo, interativo, com opção em português e inglês, e o melhor, gratuito. 

Para conferir, acesse o site: Mundo de Bita

COMENTÁRIOS dos leitores