Em carta, Snowden pede asilo permanente no Brasil

Americano delator divulgou uma carta aberta onde explica os motivos da possível vinda ao Brasil

por Nathália Guimarães ter, 17/12/2013 - 10:44
The Guardian/AFP Na carta, o americano diz estar surpreendido com a repercussão que suas revelações tiveram em terras brasileiras The Guardian/AFP

Edward Snowden, ex-analista de inteligência americano que tornou públicos detalhes sobre os esquemas de espionagem eletrônica dos Estados Unidos (EUA) e do Reino Unido, pedirá asilo permanente no território brasileiro, segundo carta aberta obtida pelo jornal Folha de S. Paulo. Ele, que vive na Rússia temporariamente, ajudaria o Governo do Brasil nas pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) como moeda de troca.

Para convencer a presidente Dilma Rousseff e os cidadãos brasileiros, Snowden diz, na carta, que se uma pessoa carrega um celular em São Paulo, a NSA pode rastrear sua localização. Além disso, Snowden afirma que a agência guarda os registros de quem tem um caso extraconjugal ou visita sites de pornografia, para usar depois caso queiram sujar a reputação de tal pessoa.

No documento, o americano ainda diz estar surpreendido com a repercussão que suas revelações tiveram em terras brasileiras. “A reação em certos países vem sendo especialmente inspiradora para mim, e o Brasil é um deles, sem dúvida", afirma o americano.

A campanha que pede o asilo de Snowden em terras tupiniquins é encabeçada pelo jornalista Glenn Greenwald e seu namorado brasileiro David Miranda. De acordo com eles, se o governo brasileiro agradece ao delator pelas revelações, é lógico protegê-lo. A carta também deve ser publicada no site da ONG AVaaz, no qual uma petição online solicitando ajuda ao americano deve ser publicada. 

COMENTÁRIOS dos leitores