Zuckerberg falará sobre aplicativos móveis no MWC
Facebook poderia apresentar novos aplicativos móveis, além dos que já estão à disposição de seus membros, como Facebook, Messenger, Instagram, Camera e Home
O anúncio da palestra de Mark Zuckerberg no dia 24 de fevereiro para a abertura do próximo Mobile World Congress de Barcelona gera todo tipo de especulações. O Facebook poderia apresentar novos aplicativos móveis, além dos que já estão à disposição de seus membros, como Facebook, Messenger, Instagram, Camera e Home. O aplicativo Facebook dá acesso a todas as funcionalidades da rede social, da gestão da conta à consulta ao mural, passando pelo compartilhamento de fotos.
O Messenger mistura serviço de mensagens instantâneas e VoIP. O app permite que o usuário se comunique facilmente e a qualquer momento com seus amigos que também o tenham instalado. Ele concorre diretamente com o Skype, pois as chamadas são ilimitadas, bastando haver o acesso a uma conexão Wi-Fi.
Lançado em 2010, o aplicativo Instagram revolucionou o compartilhamento de fotos pelo celular, principalmente graças a seus filtros, antes de ser comprado em 2012 pelo Facebook. Hoje, ele oferece ferramentas completas de captura, edição e compartilhamento de fotos e vídeos. O Facebook apresenta um outro app, o Camera, que oferece os mesmos serviços relativos a fotos sem haver necessidade de inscrição no Instagram.
Já o Facebook Home é uma interface que facilita a implementação do Facebook em um telefone Android de última geração. Home compreende um conjunto de aplicativos que permitem colocar o Facebook em uma posição central no uso do celular, tendo acesso imediato às suas informações assim que liga o aparelho, por exemplo.
O conjunto de aplicativos poderia ganhar agora um agregador de conteúdos batizado Paper, segundo o site americano Re/code. Com a forma de um jornal, ele poderia reunir informações de diversas fontes (New York Times, Washington Post etc.), de maneira parecida como funciona o app Flipboard.
Por fim, outras funcionalidades da rede poderiam ganhar versões específicas, como o potenteGraph Search (ou "busca gráfica" em português) que permite realizar buscas bem precisas (como "meus amigos fãs de Jay Z", "fotos do Rio" ou "restaurante visitados por minha família em Roma") com a finalidade de obter resultados particularmente direcionados.
A estratégia em dispositivos móveis terá, sem dúvidas, destaque no discurso de Mark Zuckerberg em Barcelona.