IBM produz tecnologia que promete velocidade de 400 GBps

Pesquisadores suíços da empresa desenvolveram um chip ultra-rápido e eficiente da energia (ADC), que permite compartilhar dados em até quatro vezes a velocidade possível hoje

por Carol Dias qua, 12/02/2014 - 21:10
Divulgação / IBM Componentes do conversor da IBM serão produzidos em uma fábrica em Nova York Divulgação / IBM

Segundo o site AZDNET, a IBM desenvolveu uma tecnologia que afirma ser um passo significativo no sentido de atingir velocidades de internet, que devem oscilar entre 200 e 400 Gigabits por segundo. Pesquisadores suíços da empresa desenvolveram um chip ultra-rápido e eficiente (ADC), que permite compartilhar dados em até quatro vezes a velocidade possível hoje.

Velocidades de 160 GB, o equivalente a uma de duas horas, filme de alta definição 4K ou 40.000 músicas, pode ser baixados em apenas alguns segundos. O dispositivo ADC (conversor de sinal analógico para digital), desenvolvido pela IBM, com pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, foi apresentado na Conferência de Circuitos de Estado Sólido Internacional (ISSCC), em San Francisco, nesta quarta-feira (12).

Até o momento esta tecnologia é apenas um protótipo de laboratório, mas uma versão anterior do projeto foi licenciado para Semtech Corp, que espera usá-lo em produtos de canal de fibra de longa distância e sistemas de radar avançados, podendo ser lançado ainda este ano. Com o crescimento do tráfego global da internet, os padrões de redes, no futuro, terão que suportar taxas de dados mais altas. Por exemplo, em 1992, eram aproximadamente 100 gigabytes de dados transferidos por dia, hoje em dia o tráfego tem crescido a dois exabytes por dia, um aumento de 20 milhões de vezes.

Enquanto a ADC é apenas uma parte da infra-estrutura de rede necessária para atingir a maior velocidade de transmissão de dados necessário, o pesquisador da IBM Pier Andrea Francese, disse que o desenvolvimento deste ADC já foi um passo significativo, apontando também como importante o fato da dele trabalhar com essas velocidades sem consumir energia a níveis inaceitáveis. 

O que a IBM realmente quer é que esta novidade sirva para garantir, por exemplo, a transmissão de dados do Square Kilometre Array, um sistema telescópio que vai usar mais de 1 exabyte (mais de 100 bilhões de gigabytes) de banda diariamente. Os componentes do conversor da IBM serão produzidos em uma fábrica em Nova York.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores