Colégio Exponente representa PE em campeonato de robótica

Competição First Lego League (FLL) terá sua etapa nacional disputada em Brasília a partir desta sexta-feira (21)

por Nathália Guimarães qua, 19/02/2014 - 09:26

Foram quase sete meses de trabalho intenso com direito a treinos até nos finais de semana e feriados, tudo para aprimorar os robôs que irão disputar a etapa nacional da First Lego League (FLL). Esta foi a rotina compartilhada por dez alunos da equipe ExpoRobot, do Colégio Exponente, localizado em Casa Forte, que estão prontos para embarcar para a competição, que será realizada a partir desta sexta-feira (21), em Brasília.

Na mala, além de muita confiança, os estudantes carregam um robô feito de Lego para participar da categoria “Resgate” e outro nomeado de Tep (sigla para “Tecnologia Educadora que Protege”), que irá representá-los na etapa “Pesquisa”. Este último é uma solução inovadora criada para minimizar problemas relacionados ao deslizamento de barreiras no Recife. O objetivo dado pela competição aos participantes era de criar um aparelho robótico sob o tema “Fúria da Natureza”.

Norteados pelo tópico, os alunos visitaram a comunidade do Alto da Bela Vista, no Ibura, e verificaram a necessidade de uma ferramenta para educar a população sobre os riscos que algumas atividades praticadas pelos moradores da localidade podem ocasionar às barreiras. Segundo a integrante da equipe Maria Eduarda Senna, de 14 anos, a ExpoRobot contou com o auxílio de técnicos da Secretaria-Executiva de Defesa Civil para amadurecer a ideia.

“Foi desta maneira que percebemos que a comunidade não compreende alguns riscos sobre deslizamento de barreiras e, por isso, põe em risco a própria vida. Pensando nisso, preferimos fazer algo que pudesse prevenir o deslizamento, já que é mais fácil ser cauteloso do que ter que consertar depois”, explica a estudante.

Quando estiver em ação, o Tep será posicionado em um local alto próximo à barreira. Através de uma câmera com Wi-Fi que gira em 360º, o robô irá fiscalizar a área e enviar imagens para a Defesa Civil. Se alguma pessoa estiver jogando lixo no local ou cortando barreiras, por exemplo, o órgão poderá escolher uma mensagem sonora de alerta que será compartilhada por meio de um tablet localizado no corpo do aparelho robótico. Desta forma, a população será educada através do monitoramento.

Com os dois equipamentos em funcionamento, os estudantes vão representar Pernambuco no campeonato. E, apesar de serem muito jovens, os integrantes da equipe tem ciência da responsabilidade que carregam. Segundo o membro do time, Luiz Menezes, de 11 anos, as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do projeto parecem até pequenas quando eles veem os robôs funcionando da maneira correta. “Aprendemos muito durante o projeto e vamos aprender ainda mais no nacional, isso valoriza nosso trabalho”, complementa.

E a técnica responsável pela equipe, Verônica Melo, reforça o empenho dos alunos. “São várias etapas até que eles finalmente cheguem a apresentação do projeto. Acredito que eles estão preparadíssimos e a animação de todos é prova que Pernambuco será bem representado em Brasília”, finaliza a técnica. 

COMENTÁRIOS dos leitores