Recife receberá primeiro laboratório de impressão 3D
Inauguração deverá acontecer no parque Santana, Zona Norte da capital
A Fab Lab, uma organização sem fins lucrativos, irá sediar o primeiro laboratório de produção de materiais em impressão 3D do Recife. O espaço possuirá equipamentos, máquinas e ferramentas que permitem a qualquer pessoa desenvolver produtos. A inauguração ainda não tem data para acontecer, mas será no segundo semestre deste ano e o local escolhido foi o parque Santana, localizado na Zona Norte da capital.
Todo o parque será um ambiente de prototipação e testes do Fab Lab, contribuindo para a sua revitalização e oferecendo um local interativo para a comunidade. O objetivo do laboratório é trazer o movimento Maker ( um movimento que une conhecimento, tecnologia, financiamento, ferramentas e um ecossistema de serviços e inteligência à disposição, em rede) e seu poder criativo e inovador para a escola, contribuindo tanto no aprendizado das disciplinas básicas, de maneira mais prática, quanto no aprendizado de empreededorismo e inovação.
Desde sua abertura, alguns equipamentos já farão parte do que está sendo chamado de kit básico Fab Lab, como impressora 3D, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora (CNC), componentes eletrônicos, entre outros. Mas também será necessário identificar que outras máquinas devem ser implantadas para atender a demanda do Recife. Por isso, eles abriram uma pesquisa para saber quais outros equipamentos os empreendedores e usuários locais gostariam de ter acesso. Um dos objetivos dessa pesquisa é identificar que outras máquinas serão necessárias para atender a demanda de Recife. Um equipamento já identificado é uma máquina de costura industrial para atender a demanda dos empreendedores da moda.
O espaço será aberto ao público e terá sua utilização gratuita desde que o usuários ofereçam uma troca de serviços ou auxilie nas rotinas diárias, formação, palestras, workshops em uma parte da semana ou por um período fixo.