Japão anuncia computador mais rápido do mundo

Projeto do supercomputador foi orçado em 140 bilhões de ienes (aproximadamente 1 bilhão de euros) e o objetivo é que fique pronto em 2020, de acordo com a agência Kyodo

por Carol Dias sex, 28/03/2014 - 17:42
Divulgação / Extreme Tech Computador K recebeu o título de computador mais rápido do mundo Divulgação / Extreme Tech

O Instituto Riken do Japão anunciou, nesta sexta-feira (28), que desenvolverá um supercomputador que terá uma capacidade computacional 100 vezes maior do que a de seu último dispositivo. o K, que chegou a receber o título de PC mais rápido do mundo em 2011.  

O projeto do supercomputador foi orçado em 140 bilhões de ienes (aproximadamente 1 bilhão de euros) e o objetivo é que fique pronto em 2020, de acordo com a agência Kyodo. A super máquina poderá ser capaz de realizar 1 quintilhão de operações por segundo. Para se ter uma ideia, é 100 vezes mais do que o supercomputador K. 

Almeja-se que este supercomuntador possa contribuir com diversos setores, desde automibilismo, até prevenção de desastres. Da mesma maneira que o modelo K, o PC será instalado na ilha artificial do porto da cidade de Kobe, oeste do Japão. O Japão já é conhecido no quesito supercomputadores. A revista TOP500, especializada neste assunto, sempre classifica os PCs do país, junto aos Estados Unidos, como os mais pontentes do mundo. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores