Facebook recomendará antivírus para gadgets infectados

Ação é fruto de uma parceria com as empresas F-Secure e Trend Micro

por Nathália Guimarães qua, 21/05/2014 - 11:27
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Ao fazer login através de um gadget infectado, usuário receberá uma recomendação de antivírus Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

Para ajudar usuários a limparem seus aparelhos eletrônicos quando forem infectados por malwares, o Facebook vai começar a oferecer recomendações de softwares antivírus. Desta forma, quando o internauta realizar o login na rede social através de um gadget infectado, ele receberá uma notificação que vai aconselhar o download do softwares HouseCall (Trend Micro) ou Online Scanner (F-Secure).

Cada produto contém assinaturas de malware distintas e é adequado a diferentes tipos de ameaças. Por isso, o Facebook convidará o usuário a experimentar o produto sugerido, mesmo se ele já tiver um programa antivírus ou similar rodando na sua máquina.

Ainda segundo o Facebook, os usuários não precisarão se preocupar com a manutenção destes softwares, já que eles são retirados do computador quando terminam de escanear os malwares. Quando a verificação for concluída, o internauta receberá uma notificação através da rede social e será capaz de analisar os resultados.

A ação da rede social, no entanto, não é obrigatória. Os internautas podem se recusar a utilizar o programa recomendado, sendo que eles poderão ser notificados novamente caso o malware continue afetando o gadget.

COMENTÁRIOS dos leitores