Snowden reforça interesse em receber asilo no Brasil

Segundo ele, ainda há revelações para serem divulgadas sobre o País

por Nathália Guimarães seg, 02/06/2014 - 14:10
Reprodução/Rede Globo Depois de vazar os documentos da NSA, Snowden fugiu dos EUA e recebeu asilo na Rússia Reprodução/Rede Globo

Em entrevista ao programa Fantástico, neste domingo (1º), o ex-analista de inteligência americano que tornou públicos detalhes sobre os esquemas de espionagem eletrônica dos Estados Unidos (EUA), Edward Snowden, afirmou que tem interesse em receber asilo no Brasil.

“Eu adoraria morar no Brasil. De fato, já pedi asilo ao governo brasileiro. Mandei o pedido de asilo a vários países e o Brasil foi um deles”. Na época, o governo afirmou que não recebeu o pedido de Snowden.

Segundo ele, ainda há revelações para serem divulgadas sobre a ciberespionagem no Brasil. “Existem mais documentos que vão mostrar a brasileiros e ao mundo o que os Estados Unidos estão fazendo dentro do Brasil e também da Inglaterra”, complementa.

Sobre sua rotina na Rússia, Snowden afirma que leva uma vida “surpreendentemente aberta”. Segundo ele, as pessoas não costumam reconhecê-lo nas ruas. “Eles me reconhecem quando vou a lojas de computadores. Mas comprando comida, na banca de revistas, ninguém me reconhece”, pontua.

Ao ser perguntado sobre o fim de seu asilo temporário na Rússia, ele afirma não ter certezas. “Meu asilo vence aqui no começo de agosto. Se o Brasil me oferecer asilo, eu ficarei feliz em aceitar”, disse.

Depois de vazar os documentos da NSA, Snowden fugiu dos EUA e recebeu asilo na Rússia. Em fevereiro, os alunos da Universidade de Glasgow o elegeram reitor, uma posição simbólica de representação dos estudantes. 

COMENTÁRIOS dos leitores